4ª EDIÇÃO DO ÚNICO GUIA DE PEIXES MARINHOS DA COSTA BRASILEIRA

A 4ª edição da obra em português simultaneamente com a versão em Inglês, totalmente reformulada e atualizada. O autor preenche uma lacuna fundamental no conhecimento dos peixes em todo o mundo. Este é o primeiro trabalho de grande porte que permite a identificação de mais de 1.000 espécies de peixes marinhos ao longo da costa brasileira, das Guianas à Argentina.

O Livro

PÚBLICO ALVO E SOBRE

“Peixes da Costa Brasileira é um livro inusitado, pois tem como público-alvo pescadores amadores e atraídos pela nossa rica ictiofauna, bem como ictiólogos profissionais”Prof. Ivan Sazima – Professor emeritus – Museu de Diversidade Biológica, Universidade Estadual de Campinas

ICTIÓLOGOS
PROFISSIONAIS

PESCADORES
AMADORES

SABORES E
COMESTIBILIDADE

MAIS DE 30 ANOS DE ATUALIZAÇÃO

Palavras do autor:

Esta edição de “Peixes da Costa Brasileira”, revista e atualizada em sua quarta edição em conjunto com a edição em Inglês “Fishes of the Brazilian Coast”, surge da minha necessidade apaixonada de partilhar e falar sobre os peixes marinhos costeiros brasileiros, colaborando para o seu conhecimento.

Este trabalho resulta de seis décadas de esforços de pesquisa dentro e fora d’água, sozinho ou em boa companhia, visitando museus, barcos de pesca, recifes, bibliotecas, costões rochosos, aquários, ilhas oceânicas, manguezais, praias, e trazendo muitas discussões frutíferas, histórias, experiências e opiniões de cientistas, pescadores e viagens na internet, em nosso litoral e no exterior nas Américas, Caribe, Europa e Ásia. Enfim, o livro representa a apresentação final de muitas observações e questionamentos, dos mais cuidadosos aos mais absurdos, e nasceu do meu desejo de explorar e compreender nossa Amazônia Azul, o Brasil Marinho.

A AMAZÔNIA AZUL

OUTRO PAÍS DO ATLÂNTICO

Ao longo da nossa história, o mar tem sido um obstáculo a ultrapassar, um caminho a percorrer, um elo entre a natureza e a nossa própria existência. A primeira ocupação do território brasileiro pelos europeus começou a partir do litoral, onde fundaram nossas antigas civilizações indígenas. Do Tratado de Tordesilhas à História Contemporânea, um novo país foi criado aos poucos, de forma matemática: o Brasil Marinho, a Amazônia Azul.

Considerando apenas os peixes, que estão presentes no planeta há 400 milhões de anos, pelo menos 2.150 espécies são registradas na Amazônia Azul. Dado que até maio de 2023 foram descritas cerca de 18.000 espécies de peixes marinhos, significa que pelo menos 12% de toda esta diversidade aí vive… e ainda há dezenas por descobrir!

O Autor

ALFREDO CARVALHO-FILHO

Ou apenas “Alfie”, como é conhecido no mundo científico dos peixes, é um ictiólogo e publicitário de sucesso. Formado em Biologia e Marketing, trabalhou por 55 anos nas áreas de marketing, comercialização e novos negócios da Rede de Rádio Jovem Pan, Rede de TV Record, Rede de TV SBT, Rede de TV Band, Grupo Silvio Santos e SportPromotion Marketing Esportivo. Além de profissional de comunicação, é também palestrante, editor, mergulhador independente com 2.000 horas de mergulho e autor do mais importante livro sobre peixes marinhos do Brasil, “Peixes, Costa Brasileira”, primeira edição publicada em 1992.

Possui mais de 200 publicações entre artigos, trabalhos científicos, capítulos de livros e 15 descrições de novas espécies de peixes marinhos, além de outros 4 livros: “Grandes Peixes Oceânicos da Costa Brasileira” ( Large Oceanic Fishes of the Brazilian Coast, 2020 ), “Peixes Teleósteos da Costa Norte do Brasil” (Peixes Teleósteos do Litoral Norte do Brasil, 2021, prêmio de melhor livro em Ciências Naturais e Matemáticas da Associação Brasileira de Editoras Universitárias) , “Peixes Recifais Brasileiros”  (Brazilian Reef Fishes, na imprensa) e “Peixes Marinhos da Paraíba”.

Desde 2009 participa das Oficinas de Avaliação do Estado de Conservação das Espécies Marinhas de Actinopterygii do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e ministra palestras sobre Comunicações. Ictiologia e, entre estas, a intitulada “Biologia e Marketing”, com duas disciplinas tão diversas reunidas numa só apresentação!

A COSTA BRASILEIRA

Este livro fornece um resumo abrangente de informações sobre o mundo dos peixes de costa brasileiros.

EXPLORANDO A RICA
VARIEDADE DE MAIS DE

1,000

ESPÉCIES

DIVERSOS ECOSSISTEMAS
QUE SE ESTENDEM

9,000

KILÓMETROS

HABITATS DE RECIFE MAIS RASOS
A PROFUNDIDADES DE

200

METROS

DOIS FORMATOS DO LIVRO PARA SUA ESCOLHA!

PEIXES DA COSTA BRASILEIRA (Versão Física)

de R$ 500,00 por
R$300.00*

*Valor promocional de pré-venda válido até 25/07/2024. O livro será lançado em 01 de Agosto de 2024, e serão enviados para os compradores a partir dessa data.

Depoimentos

O QUE DIZEM SOBRE O LIVRO

Rubinho de Almeida Prado

Profissional da pesca esportiva há 33 anos.

Autoridade no assunto, é o pioneiro dos programas de pesca de
TV no Brasil, introdutor da cultura do “pesque e solte” em nosso
país e considerado o pescador esportivo mais conhecido do Brasil.

Após 7 anos de pesquisa, juntamente com o biólogo Alec Kruse Zeinad, publicou o livro “Peixes Fluviais do Brasil do Brasil – Espécies Esportivas”, uma verdadeira bíblia sobre o tema

Eu me senti muito honrado ao ser convidado para escrever o prefácio da 4ª edição do livro “Peixes, Costa Brasileira” de Alfredo Carvalho Filho, pois este não é um livro comum, mas uma bíblia sobre a rica ictiofauna das águas marinhas brasileiras.

Alfredo é um estudioso deste assunto e autor de dezenas de trabalhos científicos. Tem se dedicado arduamente, ao longo da vida, em incansáveis horas de pesquisas e novas descobertas sobre o mundo da “água azul”, com o objetivo de fornecer e disponibilizar vasto conhecimento para um público bastante eclético e diversificado.

Esta edição faz brilhar os olhos de cientistas, biólogos, ictiólogos, estudantes, professores, amantes da natureza e, como não poderia deixar de ser, é uma imensa contribuição aos pescadores apaixonados pela pesca esportiva. Ao ler esse livro, fiquei surpreso com sua abrangência e ampliou imensamente meu conhecimento sobre o ambiente marinho e de mais de 1.000 espécies de peixes tão bem diagnosticadas e com seus hábitos aprofundados pelo autor.

Em uma de nossas conversas, Alfredo me contou que, quando pequeno em suas pescarias, seu pai, ao fisgar um peixe diferente, sempre fazia três perguntas:

“Que peixe é este? Será que serve para comer? Será que é perigoso?”

Eu, Rubinho, posso garantir que seu pai teria muito orgulho ao ler seu trabalho e ficaria absolutamente satisfeito por ter todas as suas dúvidas muito bem respondidas!

Este livro é uma verdadeira fonte de sabedoria sobre a vida marinha brasileira. É gratificante ver como pode abranger tantos campos, desde a ciência até a paixão pela pesca esportiva. Tenho certeza de que esta quarta edição será uma contribuição valiosa para todos os interessados no vasto mundo dos oceanos.

“Peixes, Costa Brasileira” é livro de fácil leitura, que não só não pode faltar na biblioteca dos amantes da pesca esportiva, como ainda deve ser deixado na cabeceira da cama, pois é eterno material de consulta e para novos conhecimentos.

Parabéns, Alfredo, pela obra que você há anos vem se dedicando e muito obrigado por nos permitir ter acesso a tanto conhecimento.

Este livro fornece um resumo abrangente de informações sobre o mundo dos peixes de costa brasileiros. Embora esta edição em inglês do livro seja voltada principalmente para biólogos de peixes marinhos que falam inglês, ela também será de grande utilidade para pescadores e entusiastas da natureza que não falam português. Este trabalho fornecerá aos leitores uma visão abrangente e detalhada das diversas espécies que compõem esta fauna regional única. A maioria das espécies de peixes possui uma ou mais fotos e suas características diagnósticas são descritas com detalhes suficientes, juntamente com informações sobre seu habitat, comportamento, distribuição geográfica, nomes comuns em inglês e português e características que permitem diferenciá-la de espécies semelhantes. A grande seção de literatura (mais de 1.000 entradas) é dividida em fontes de informações básicas sobre ictiologia, fontes taxonômicas gerais que abrangem várias famílias e fontes para cada família. Posso recomendar com entusiasmo este. O lançamento simultâneo de um e-book complementar aumentará muito a portabilidade de seu conteúdo e permitirá atualizações regulares e pesquisas de palavras digitais para assuntos ou espécies específicas.

D. Ross Robertson

Smithsonian Tropical
Research Institute

Prof. Ivan Sazima

Professor emeritus – Museu de
Diversidade Biológica,
Universidade Estadual de
Campinas

Peixes da Costa Brasileira é um livro inusitado, pois tem como público-alvo pescadores amadores e atraídos pela nossa rica ictiofauna, além de ictiólogos profissionais. À parte sua dupla natureza, o livro cumpre seus deveres para com os leitores. Os amadores acharão o livro agradável, com suas seções bem legíveis complementadas com ilustrações, e os profissionais encontrarão inúmeras novidades salpicadas ao longo do texto. Um livro para ser apreciado por vários tipos de leitores.
O livro tem um design atraente. As ilustrações são claras o suficiente para a maioria das espécies, e o leitor as achará muito úteis. As informações sobre cada espécie no livro são apresentadas de forma precisa. Gosto particularmente da seção “Habitat e comportamento”, pois sou um otário por história natural. Há muitas informações novas nesta seção, e tanto os ictiólogos amadores quanto os profissionais se beneficiarão com as informações. A seção “Pesca e comestíveis” é uma ótima ideia para ser colocada em prática por pessoas que gostam de pesca esportiva e recreativa, além dos que gostam de cozinhar.
Cito aqui uma frase que me agradou muito e com certeza agradará a boa parte dos leitores: “Novidades do livro serão trazidas a cada ano e uma versão online estará disponível em “Peixes, Costa Brasileira” ou “Peixes da Costa Brasileira”site”. Aí está! O livro é uma conquista para toda a vida.

Contato

TEM DÚVIDAS?